Clivartee – Geradores e Sistemas

Notícias

Home > Notícias > Qual é a frequência ideal para a realização de manutenção preventiva?
Qual é a frequência ideal para a realização de manutenção preventiva?

Qual é a frequência ideal para a realização de manutenção preventiva?

Por: admin

Conforme comentamos em nosso último artigo (que você pode acessar clicando aqui), é essencial que você realize a manutenção preventiva de seu grupo gerador periodicamente, a fim de garantir o bom funcionamento e, consequentemente, uma vida útil maior.

Mas, afinal, qual é a frequência ideal para realizar a manutenção? Logicamente, isso varia de acordo com diversos fatores, como, por exemplo, a forma como o gerador é operado, a quantidade de manutenções preventivas pelas quais ele já passou e, até mesmo, o correto posicionamento das peças. A frequência pode variar, de diária até trimestral, de acordo com cada caso e cada tipo de verificação que será realizada. Por exemplo:

A manutenção semanal é a realizada para inspecionar visualmente, examinando as condições gerais das baterias de partida dos grupos geradores, verificando o nível do eletrólito, o aperto dos terminais de conexão dos cabos e a tensão por elemento, com o retificador desligado. Além disso, essa manutenção semanal servirá também para verificar se todas as sinalizações e alarmes sonoros estão funcionando corretamente, observando, também, as condições de funcionamento do sistema de preaquecimento e das chaves seletoras.

Já a opção de manutenção mensal é indicada para realizar a verificação de componentes, inspeção visual, identificando possíveis chamuscamentos nos contatos auxiliares dos relés, bem como nos disjuntores do circuito de força, e realizando a troca, quando necessário. Além disso, esse tipo de manutenção também serve para examinar os conectores de interligação interna e externa, a fim de observar qualquer mau contato. Retirar a poeira acumulada dentro do quadro também é uma tarefa a ser realizada nessa manutenção.

A manutenção trimestral tem como finalidade realizar um reaperto geral em todos os parafusos que contenham ligações elétricas, verificar a precisão de ajuste dos sensores e temporizadores e se estão atuando corretamente, além de fazer o teste de todos os sobressalentes, e do sistema de sinalização e comando por interrupção de fusível.

Para determinar qual é a frequência ideal para realizar a manutenção preventiva de seu grupo gerador, contrate o serviço de consultoria em geradores de energia da Clivartee. Nossos profissionais capacitados saberão exatamente qual é a melhor indicação você, a fim de garantir segurança, eficácia e economia. Contate-nos!

Fonte: Blog Stemac

VOLTAR